Campo Alegre - SC

Seja bem-vindo à Capital Catarinense da Ovelha!

É a cideade onde o Ovelhama Trail Club, organiza todo ano a Trilha da Ovelha!

Prestigiem!!!

CAMPO ALEGRE. O PARAISO DA SERRA!

A princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, casou-se com o príncipe francês François Ferdinand Phillippe Louis Marie. Uma gleba de terras na província de Santa Catarina integrou o dote. Essas terras foram colonizadas mais tarde por imigrantes europeus. Segunda estrada do Brasil a possibilitar o trânsito de carroças, a Dona Francisca teve sua construção iniciada em março de 1858, por conta do engenheiro Leonce Aubé.

O objetivo era ligar o litoral com o planalto de Curitiba para escoamento da produção. O governo imperial financiou toda a construção. A estrada atinge, como ponto terminal, a cidade de Rio Negro, no Paraná. Este pedaço da Estrada Dona Francisca possui seu traçado original, o qual antigamente era o único acesso utilizado para chegar ao centro de Campo Alegre, bem como seguir às cidades de São Bento do Sul e Joinville.

...no caminho para a cidade há uma bela queda d’água, perfeita para uma fotografia. Pedaços da estrada ainda preservam seu pavimento original, colocado no século 19. Por conta da construção da estrada, foi descoberto um povoado no alto do morro, onde hoje fica a localidade de São Miguel.

Eram os primeiros habitantes do local que, anos após, viria a se tornar o município de Campo Alegre.

O PARAÍSO DA SERRA CATARINENSE

ACESSE O PORTAL TURÍSTICO DE CAMPO ALEGRE!